Item 1
TOMADA DE SUBSÍDIOS GUILHOTINA REGULATÓRIA 2023-2024
- Introdução
A regulação setorial expedida tecnicamente pela Anatel surgiu particularmente no Brasil no final do século passado, momento em que houve uma mudança de modelo de prestação do serviço, com a aprovação da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997 (Lei Geral de Telecomunicações – LGT) e a desestatização do setor de telecomunicações, a qual demandou a atuação do órgão regulador competente, tal como ocorreu no mundo inteiro.
Desde então, a regulamentação setorial em telecomunicações tem sido feita no nível infralegal, a partir da aprovação de Resoluções pelo Conselho Diretor da Agência, estas responsáveis por tratarem dos diversos temas encarregados à Anatel pela Lei Geral de Telecomunicações.
A prática institucionalizada de realização de Análises de Impacto Regulatório (AIR) antes de qualquer alteração normativa tem sido adotada desde 2013, quando da aprovação do novo Regimento Interno da Agência[1]. Antes disso, os normativos já eram devidamente motivados e objeto de Consulta Pública, por força da lei, mas tal motivação não era estruturada como tradicionalmente são feitas as AIRs.
A lógica da regulamentação hoje expedida se baseia na identificação de um problema regulatório, no reconhecimento de que a Agência de fato possui competência para trata-lo e no convencimento da sociedade de que aquele problema deve ser enfrentado pela melhor alternativa possível (o qual é feito por tomadas de subsídios a agentes envolvidos, além de Audiências e Consultas Públicas amplamente divulgadas). Esse processo regulamentar é longo e tem diversas fases, começando com a construção de uma solução pela área técnica até a deliberação do Conselho Diretor, antes e depois da Consulta Pública, obrigatória.
O estoque regulatório de 1998 até recentemente, entretanto, não contava necessariamente com esse processo – a AIR – que procura deixar transparente as opções regulatórias para a resolução de cada problema específico, assim como se preocupa em dispor a operacionalização e monitoramento daquela alternativa que seria acrescentada à regulamentação vigente. Assim, verifica-se a necessidade de revisar o estoque regulatório de modo que permita identificar excessos, eliminar ineficiências e optar por diretrizes mais eficazes para lidar com problemas ainda persistentes. Tal exigência hoje tem como respaldo a Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019 (Lei de Liberdade Econômica), a qual determina que:
“Art. 4º É dever da administração pública e das demais entidades que se vinculam a esta Lei, no exercício de regulamentação de norma pública pertencente à legislação sobre a qual esta Lei versa, exceto se em estrito cumprimento a previsão explícita em lei, evitar o abuso do poder regulatório de maneira a, indevidamente:
I - criar reserva de mercado ao favorecer, na regulação, grupo econômico, ou profissional, em prejuízo dos demais concorrentes;
II - redigir enunciados que impeçam a entrada de novos competidores nacionais ou estrangeiros no mercado;
III - exigir especificação técnica que não seja necessária para atingir o fim desejado;
IV - redigir enunciados que impeçam ou retardem a inovação e a adoção de novas tecnologias, processos ou modelos de negócios, ressalvadas as situações consideradas em regulamento como de alto risco;
V - aumentar os custos de transação sem demonstração de benefícios;”
O Decreto nº 10.139, de 28 de novembro de 2019, também prevê revisão periódica do estoque regulatório, revogando aqueles normativos que não se justifiquem mais ou, caso continuem necessários, consolidando-os por temática:
Conteúdo da revisão de atos
Art. 7º A revisão de atos resultará:
I - na revogação expressa do ato;
II - na revisão e na edição de ato consolidado sobre a matéria com revogação expressa dos atos anteriores;
II-A - na conclusão quanto à necessidade de revisão mais profunda do ato vigente, inclusive com possibilidade de alterações de mérito; ou
III - na conclusão quanto ao atendimento pelo ato vigente das regras de consolidação e do disposto no parágrafo único do art. 13.
§ 1º A consolidação a que se refere o inciso II do caput consistirá na reunião dos atos normativos sobre determinada matéria em diploma legal único, com a revogação expressa dos atos normativos incorporadas à consolidação.
§ 2º A denominação diversa dos atos normativos sobre a mesma matéria não afasta a obrigação de sua consolidação em um único ato.
Revogação expressa de atos
Art. 8º É obrigatória a revogação expressa de normas:
I - já revogadas tacitamente;
II - cujos efeitos tenham se exaurido no tempo; e
III - vigentes, cuja necessidade ou cujo significado não pôde ser identificado.
(...)
Futuras revisões e consolidações
Art. 19. É obrigatória a manutenção da consolidação normativa por meio da:
I - realização de alteração na norma consolidada cada vez que novo ato com temática aderente a ela for editado; e
II - repetição dos procedimentos de revisão e consolidação normativa previstos neste Decreto no início do primeiro ano de cada mandato presidencial com término até o segundo ano do mandato presidencial.
Antes mesmo da existência de tal determinação legal, esta Agência previu em Agendas Regulatórias anteriores a iniciativa de avaliação com relação à necessidade ou não de revogação de diversos dispositivos normativos cujo escopo não estivessem incluídos em outros projetos previstos nas mesmas agendas (“Guilhotina Regulatória”), que culminou na expedição da Resolução nº 752, de 22 de junho de 2022. Esta revogou 44 (quarenta e quatro) Resoluções, além de vários dispositivos previstos em outros normativos da Agência.
Dito isso, considerando que a reavaliação do estoque normativo deve ser uma atividade perene na Agência, a Agenda Regulatória para o biênio de 2023-2024 previu uma vez mais a iniciativa de Guilhotina Regulatória, orientada pelas premissas acima descritas.
Da mesma maneira que a entrada de nova regulamentação segue um rito próprio, a exclusão de regulamentação já aprovada deve seguir esse mesmo rito, razão pela qual informações estão sendo coletadas para a subsidiar a elaboração da respectiva AIR. Solicita-se, portanto, por meio desta tomada de subsídios, insumos para o devido tratamento do item 24 da Agenda Regulatória para o biênio 2023-2024[2], que versa sobre a avaliação com relação à necessidade ou não de revogação de diversos dispositivos normativos cujos escopos não estejam incluídos em outras iniciativas da Agenda Regulatória.
A segunda seção deste documento discorre sobre o histórico do processo de simplificação regulatória no setor de telecomunicações, bem como de busca por melhores qualidade e consistência dos normativos editados pela Agência. A terceira seção, por sua vez, discorre sobre a fundamentação teórica que respalda a condução da agenda de guilhotina regulatória por parte da Agência, a quarta seção trata sobre a fundamentação prática que justifica essa iniciativa, a quinta seção detalha como contribuir e a última seção detalha as perguntas feitas.
- Do processo de simplificação regulatória no setor de telecomunicações, bem como de busca por melhores qualidade e consistência dos normativos editados pela Agência.
Em 2013, com a aprovação no novo Regimento Interno da Anatel por meio da Resolução nº 612, de 29 de abril, a Anatel passou a funcionar estruturada por processos, e não mais de acordo com os serviços de telecomunicações como era antes.
Nessa nova estrutura foi prevista uma área única para coordenar, com a participação das demais áreas da Agência afetas a cada tema, todos os processos de regulamentação em curso na Anatel – a Superintendência de Planejamento e Regulamentação (SPR), por meio de sua Gerência de Regulamentação (PRRE).
Entre as diversas competências previstas no Regimento Interno para esta Gerência, destacam-se (i) a proposição e coordenação de estudos de impacto regulatório e (ii) a proposição de ações visando à governança e à melhoria da qualidade regulatória, além de ter que zelar pela consistência do modelo regulatório do setor de telecomunicações (artigos 179 e 180).
Além disso, o Regimento Interno trouxe a obrigação de que todos os atos de caráter normativo devem ser precedidos de Análise de Impacto Regulatório, salvo situações expressamente justificadas (artigo 62). A proposição destes atos deve ser precedida também da realização de consultas interna e pública (artigos 59 e 60), além de ser possível a realização de audiências públicas para debater alguns temas elencados pelo Conselho Diretor (artigo 56 a 58 e 64).
Ato contínuo, a partir de seu Plano Estratégico 2015-2024, que definiu uma perspectiva de resultados, a Agenda Regulatória da Anatel, intrumento que traz o planejamento das iniciativas normativas da Agência, passou a ser construída de maneira alinhada ao Plano Estratégico e aos objetivos de resultados do referido plano.
A Agenda Regulatória contém todas ações de normatização a serem conduzidas pela Anatel em um determinado biênio. Este instrumento de gestão busca conferir maior publicidade, previsibilidade, transparência e eficiência para o processo regulatório de uma Agência, possibilitando o acompanhamento pela sociedade e entes regulados dos compromissos pré-estabelecidos pelo órgão regulador. A Agenda Regulatória da Anatel, para o biênio 2023-2024, foi aprovada pelo Conselho Diretor por meio da Resolução Interna nº 182, de 30 de dezembro de 2022.
O processo de regulamentação foi também detalhado por meio da Resolução Interna nº 8, de 26 de fevereiro de 2021. Além de disciplinar internamente a forma de condução do processo de Análise de Impacto Regulatório – AIR, com a publicação de um manual de boas práticas regulatórias, a referida Resolução Interna atualizou os procedimentos de participação social na elaboração de atos normativos, instituindo a figura da tomada de subsídios com os agentes envolvidos ainda no curso da elaboração da proposta. Nesta etapa se faz possível delimitar de melhor forma os problemas a serem atacados e as alternativas para cada um deles, antes da elaboração da minuta de ato normativo caso a solução sugerida passe por esta etapa regulamentar.
Com todas as ferramentas acima citadas, a Anatel tem conduzido desde então um processo de simplificação e busca por melhor qualidade e consistência regulatórias. Este processo passa por focar a regulamentação nos grandes temas que comunicam com as principais demandas da sociedade. Passa também por fazer uma regulamentação mais diretiva, de caráter político-regulatório, e, portanto, mais perene, deixando os aspectos técnicos e operacionais para atos infra regulamentares, por estarem mais suscetíveis ao dinamismo tecnológico.
Inicialmente este processo de simplificação e busca por melhor qualidade e consistência regulatória teve foco em temáticas específicas, a saber: (i) qualidade; (ii) outorga; (iii) licenciamento; (iv) certificação de produtos; (v) gestão do espectro; (v) competição; (vi) interconexão de redes; (vii) direitos dos usuários; e (viii) numeração. Todas essas temáticas resultaram em consolidação normativa e simplificação do estoque regulatório
Somado a isso, a Anatel tem empenhado um grande esforço na gestão de seu estoque regulatório, revogando expressamente diversos normativos que já estavam sem vigência (revogação tácita) ou outros cuja matéria passou a ser disciplinada por atos infra regulamentares por trazerem matéria de cunho técnico e operacionais (por exemplo, os requisitos técnicos para a certificação de produtos de telecomunicações).
Neste esforço, alguns momentos merecem destaque: (i) em 2017, por meio da Resolução nº 686, a Anatel revogou 36 (trinta e seis) normas e regulamentos técnicos de certificação de produtos de telecomunicações, matéria que passou a ser disciplinada por atos infra regulamentares; (ii) em 2019, por meio da Resolução nº 708, a Anatel declarou a revogação expressa de 170 (cento e setenta) Resoluções expedidas pela Agência que foram implicitamente revogadas e das que perderam sua eficácia; e em 2022, por meio da Resolução nº 752, a Guilhotina Regulatória 2021-2022, como já mencionado, revogou 44 (quarenta e quatro) Resoluções e diversos dispositivos normativos.
A seguir são resumidos alguns dados do estado atual do estoque regulatório da Anatel.
Tabela 1 Resoluções publicadas e revogadas (em vigor em 28/2/2023)
SITUAÇÃO
|
QTD
|
%
|
VIGENTE
|
158
|
20,7%
|
REVOGADA EXPRESSAMENTE
|
590
|
77,3%
|
NÃO PUBLICADA
|
15
|
2,0%
|
TOTAL
|
763
|
100,0%
|
Fonte: Anatel.
Figura 1 Quantidade de Resoluções publicadas e vigentes (em vigor em 28/2/2023)
Fonte : Anatel.
Conforme se observa no painel de dados da Anatel referente a sua regulamentação[3], o número médio de Resoluções publicadas tem decrescido ao longo do tempo, ao passo que já existe um esforço de revogação de Resoluções disfuncionais, o que implica que a quantidade de Resoluções vigentes caiu. Ainda, entre as Resoluções vigentes, a grande maioria já está consolidada na respectiva temática (88,0%), conforme prevê o Decreto nº 10.139/2019. É claro que isso não significa necessariamenteque o estoque regulatório tenha caído, uma vez que a magnitude do fardo regulatório varia entre as Resoluções aprovadas.
Em continuidade aos esforços acima citados, a Agenda Regulatória da Anatel previu, para o biênio 2023-2024, iniciativa normativa com foco na avaliação a respeito da necessidade ou não de diversos normativos que foram historicamente editados pela Anatel por razões legítimas e justificadas à época, mas que talvez não se justifiquem mais no momento atual, pelos diversos motivos que serão debatidos mais adiante neste documento. Este projeto consta do item 24 da Agenda Regulatória e foi denominado de guilhotina regulatória. Seu intuito é revisitar a regulamentação da Anatel cuja temática não esteja sendo discutida em outros projetos específicos da Agenda Regulatória.
Esta denominação – guilhotina regulatória – é usualmente utilizada quando se pretende referir a iniciativas de gestão do estoque regulatório, alinhadas às boas práticas regulatórias internacionais. A título de exemplo, recentemente a própria Anatel publicou a Resolução nº 752, de 2022 a qual implementou a guilhotina regulatória 2021-2022. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE[4] também faz referências ao termo (regulatory guillotine) em diversos de seus documentos referentes a boas práticas regulatórias.
Para fins do disposto nesta tomada de subsídios, por regras, entende-se por dispositivos específicos da regulamentação setorial que infligem em obrigações aos regulados. Em determinada Resolução, há diversas regras, as quais estão dispersas em seus artigos, assim, a análise aqui será feita olhando para cada regra em separado, e não para a Resolução como um todo.
Convém ressaltar que não se trata da revogação de normas de maneira indistinta, mas um aprimoramento da estratégia normativa, revogando-se regras obsoletas, que perderam a razão de existir ao longo do tempo, focando a regulamentação em temas de maior relevância e que se comunicam melhor com as maiores demandas da sociedade no que diz respeito do setor de telecomunicações. Ao longo dos últimos anos, a Anatel tem recebido, por intermédio de sua Superintendência de Planejamento e Regulamentação – SPR, diversas solicitações de revogações de regras deste tipo, motivo pelo qual foi inserida a presente iniciativa na Agenda Regulatória da Agência. O objeto desta tomada de subsídios é, pois, auxiliar a Agência nestes estudos, complementando a relação de normativos passíveis de revogação que foram mapeados pela área técnica da Agência até o momento. Trata-se de um momento de levantamento e aprimoramento inicial da informação, lembrando-se que a conclusão do estudo de impacto regulatório realizado, bem como a relação de normativos a serem revogados, ainda serão objeto de Consulta Pública após deliberação do colegiado máximo desta casa reguladora.
- Fundamentação Teórica
Ao eliminar encargos evitáveis de regulamentação e burocracia, o Estado contribui para promover crescimento, inovação e ação social. Isso, pois, ao desonerar as empresas de regulamentações desnecessariamente pesadas e simplificar o complexo sistema regulatório, tende-se a: criar um ambiente mais favorável a assimilações tecnológicas em produtos e procedimentos; pactuar com que a alocação de recursos nas empresas seja feita de maneira mais eficiente; e ter mais espaço para implementação de regulações que são de fato socialmente desejáveis.
Atingir o equilíbrio correto - um nível de regulamentação que promova adequada prestação dos serviços à sociedade, concorrência e estabilidade, sem ser um obstáculo à atividade econômica - é, portanto, um elemento central que órgãos governamentais devem possuir para com o crescimento econômico.
A regulação pode parecer uma solução com custos relativamente baixos ao setor público. Pode ainda parecer a opção mais direta e de menor risco disponível para os formuladores de políticas ou reguladores resolverem um problema. Entretanto, a realidade é que a regulamentação nunca é isenta de custos, seja para o setor público ou para aqueles cujo comportamento está sendo regulado. Ela pode se configurar como ineficaz na obtenção dos resultados pretendidos se os seus efeitos no mercado não tiverem sido devidamente considerados. Caso os detalhes de sua implementação não tenham sido cuidadosamente pensados, incluindo os impactos econômicos e os custos de enforcement, o fardo da regulação pode ser muito maior do que o necessário.
Nesse contexto, podem-se identificar 3 (três) situações indesejáveis, nas quais o presente projeto pretende atuar:
- Problema inexistente + política regulatória;
- Problema existente + política regulatória ineficaz;
- Problema existente + política regulatória com efeitos adversos.
Na primeira situação, tem-se que o problema outrora identificado não mais se caracteriza como tal. Dessa maneira, a vigência da respectiva regulamentação, em princípio, não se justifica. Em termos técnicos, a sua revogação traria ganhos de Pareto para a sociedade, isto é, o bem-estar de pelo menos um agente estaria sendo favorecido sem prejudicar qualquer outro, logo, essa situação prescinde de AIR.
Na segunda situação, tem-se que o problema uma vez identificado persiste, mas a solução adotada pela regulamentação vigente não é eficaz para sua devida mitigação, o que implica que sua revogação se torne oportuna. Caso seja constatada a necessidade de construção de uma solução alternativa, as opções devem ser analisadas por meio da AIR.
Na terceira situação, o problema persiste e é resolvido pela solução em prática, mas se tem dúvidas se esta apresenta o menor custo possível. Se a solução for a de menor custo para alcançar os resultados, preza-se pelo status quo. Caso contrário, as possíveis alternativas deverão ser tratadas na AIR.
A figura abaixo sintetiza as situações acima descritas.
Figura 2 Tipos de situações indesejáveis
Fonte : Elaboração própria.
- Fundamentação Prática
O fardo da regulamentação estatal no Brasil, quando se olha para o contexto geral, foi classificado como o mais oneroso do mundo em 2018, de acordo com o World Economic Forum (https://www.weforum.org/). Como projeto de sua iniciativa, o Global Competitiveness Index procura classificar os países com base em seus ambientes de competitividade, proporcionando uma introspecção sobre os determinantes de prosperidade e produtividade.
Os dados em destaque não estão perfeitamente atualizados, contudo, os índices continuam tendo sua validade na comparação com o cenário global, visto que se tratam de questões estruturais e institucionais que exigem soluções de longo prazo para adequação interna e convergência a melhores práticas internacionais. Isso ressalta a necessidade de ações contínuas em termos de readequação da regulamentação setorial, tendo em vista principalmente o princípio de eficiência.
O índice conta com 12 pilares: Instituições; Infraestrutura; Adoção de TICs; Estabilidade Macroeconômica; Saúde ; Educação; Mercado de Bens; Mercado de Trabalho; Sistema Financeiro; Tamanho de Mercado; Dinamismo de Negócios; e Capacidade de Inovação.
Dentro do pilar de instituições, há um componente que mensura o fardo da regulação governamental entre os países. Neste quesito, o Brasil ocupa a última posição de 140 (cento e quarenta) países, como aquele com os maiores encargos regulatórios, na percepção dos respondentes da pesquisa em questão.
Figura 3 Fardo da regulação estatal
Fonte: World Economic Forum, Executive Opinion Survey.
Este componente de fardo imposto pela regulação integra o subitem Performance do Setor Público, o qual faz parte do primeiro pilar que compõe o Índice – Instituições. Com a exceção do índice que capta o uso de serviços online para facilitar a provisão de informações da máquina pública aos cidadãos, consultas públicas à sociedade e engajamento em processos de tomada de decisões (neste, o Brasil ocupava o 12º lugar dentre todos os países pesquisados), as estatísticas brasileiras demostram posições preocupantes dos componentes que contemplam o subitem acima mencionado.
A literatura em desenvolvimento econômico evoluiu no sentido de que o argumento de que “instituições importam” se transformou em uma premissa aceita quase que universalmente. O jargão “institutions matter”, por sua vez, deve ser assimilado com um nível de detalhamento preciso, entendendo as particularidades de cada sociedade e propondo as mudanças institucionais necessárias.
Figura 4 Pilar Instituições do Global Competitiveness Index
Fonte : World Economic Forum.
O Índice Global de Competitividade coloca o Brasil em uma posição mediana, 72ª colocação de 140 (cento e quarenta) países, sendo que alguns pilares se caracterizam por uma performance abaixo da média, tal como em Instituições, Estabilidade Macroeconômica, Educação, Mercado de Bens, Mercado de Trabalho e Dinamismo de Negócios.
Figura 5 Posição do Brasil no Global Competitiveness Index
Fonte : World Economic Forum.
De acordo com o Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation de 2019, o Brasil se situa na 150ª posição, de 180 países, estando entre os países majoritariamente não livres. Ressalta-se que as sociedades que apresentam altos níveis de desenvolvimento humano são, em geral, aquelas que prezam em suas instituições pela liberdade, razão pela qual essa iniciativa tem por base fundamentações teóricas consistentes, ao buscar difundir construtos que estão aliados a bons resultados, quando se olha para a performance das demais economias do mundo.
Figura 6 Ranking de Liberdade Econômica da Heritage Foundation
Fonte : Heritage Foundation.
Estes dados olham para a economia como um todo, sem uma desagregação quanto ao tamanho do fardo regulatório para o setor de telecomunicações, por exemplo. O terceiro pilar do Global Competitiveness Index, contudo, utiliza dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para ranquear os países em termos de adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação tendo em vista: acessos relativos em telefonia móvel, penetração de banda larga móvel e fixa; densidade de domicílios atendidos por fibra ótica; e percentual da população que acessa a internet.
A posição relativa do Brasil em todos esses subitens acima citados (com a exceção do primeiro) é ligeiramente melhor do que a 72ª colocação do índice geral. Cabe frisar, contudo, que essas são variáveis de resultado, que se originam do equilíbrio entre oferta e demanda do setor de telecomunicações. Quando confrontadas com demais determinantes do Índice Global de Competitividade tais como Tempo para começar um negócio (137ª colocação), Efeito distorcido de impostos e subsídios em competição (132ª colocação), abertura comercial (118ª colocação), ou o próprio fardo da regulamentação estatal (140ª colocação), conclui-se que de fato há espaço para mudanças institucionais pró- crescimento, pretensão a qual este projeto possui, na parte que lhe cabe.
Figura 7 Pilar Adoção de TICs do Global Competitiveness Index
Fonte : World Economic Forum.
- Como contribuir
A tomada de subsídios ficará disponível por 45 (quarenta e cinco) dias, de 06 de março de 2023 a 19 de março de 2023. Tempo adicional para a finalização das respostas não poderá ser garantido, uma vez que as informações recebidas serão organizadas para a conclusão da Análise de Impacto Regulatório e a confecção da respectiva proposta, a qual possui meta de conclusão para o segundo semestre de 2023.
Uma lista de perguntas foi elaborada de modo a orientar as respostas. Por mais que tenha estabelecido esse rol de questionamentos, a ideia é que haja liberdade para a transmissão das informações, as quais podem ser inseridas pelo Participa Anatel. Considerando o escopo preciso desta iniciativa, foram indicadas as Resoluções passíveis de tratamento no projeto em análise, considerando que outras resoluções vigentes tratam de assuntos relacionados a outros itens da Agenda para este biênio, neles devendo ser enfrentadas, se o caso.
Para fins de organização das informações, solicita- se que as contribuições utilizem os itens de contribuição do referido sistema e as considerações segmentadas por Resolução apontada no referido item, uma vez que, em termos operacionais, os custos para agregação (por parte dos respondentes) e transmissão das informações seriam minimizados.
Solicita-se, ainda, que cada regra seja tratada em particular, descrevendo com detalhes a respectiva percepção do respondente. Ademais, há um espaço livre, , para que o respondente possa adicionar análises que fogem do escopo das perguntas previamente respondidas.
Pede-se que a resposta seja específica ao item da resolução cuja contribuição endereça, com um ou mais artigos da Resolução em destaque. A ideia de organizar as contribuições dessa maneira é para poder seguir o fluxograma da Figura 4. Caso a contribuição seja genérica no nível da Resolução, perde-se informação sobre as propriedades dos problemas.
Além disso, são elencadas algumas perguntas gerais na seção 6.1 para avaliar a clareza e o fardo regulatório em geral do estoque regulatório vigente da Agência, conforme abaixo.
Na pergunta 4, pede-se que especifique quão claras são as regras impostas pela Agência. Aqui, deixa- se livre caso se queira diferenciar a clareza por regulamentos.
Na pergunta 5, questiona-se sobre os custos de compliance envolvidos pela ação estatal e qual seria a participação do fardo regulatório imposto pela Anatel, tendo em vista todas as demais obrigações que a empresa responde ao Estado brasileiro, como fiscal, trabalhista, etc. É claro que não se espera que se construa uma metodologia rebuscada para responder a esta pergunta, apenas se tem o interesse de saber sobre a percepção de cada respondente.
E na pergunta 6, pede-se para reportar em que grau os itens especificados contribuem ao fardo regulatório como um todo. Para fins de padronização, pede-se que inclua valores cuja soma dos itens seja 100, dado que o valor absoluto em si não possui validade prática.
A regulamentação vigente do setor de telecomunicações pode ser encontrada em https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes.
- Perguntas – Guilhotina Regulatória
6.1. PERGUNTAS POR REGRAS
Observação: As perguntas a seguir podem ser respondidas para as regras estabelecidas nas Resoluções vigentes e que não estejam no escopo de discussão em outros projetos da Agenda Regulatória 2023-2024. Além disso, não foram consideradas as Resoluções recentemente revistas e aprovadas pela Agência, em 2022 e 2023.
- Qual regra deve ser revogada por não se justificar mais?
1.1Qual o problema que você imagina que esta regra se prestou a resolver à época de sua edição? (Incluir resposta destacando o dispositivo da regulamentação em questão).
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 2
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 3
- Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 4
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 5
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 6
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 7
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 8
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 9
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 10
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 11
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 12
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 13
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 14
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 15
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 16
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 17
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 18
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 19
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 20
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 21
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 22
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 23
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 24
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 25
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 26
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 27
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 28
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 29
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 30
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 31
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 32
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 33
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 34
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 35
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 36
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 37
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 38
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 39
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 40
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 41
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 42
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 43
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 44
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 45
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 46
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 47
1.2 Este problema persiste?
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 48
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 49
- Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 50
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 51
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 52
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 53
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 54
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 55
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 56
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 57
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 58
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 59
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 60
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 61
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 62
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 63
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 64
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 65
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 66
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 67
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 68
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 69
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 70
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 71
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 72
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 73
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 74
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 75
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 76
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 77
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 78
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 79
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 80
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 81
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 82
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 83
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 84
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 85
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 86
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 87
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 88
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 89
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 90
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 91
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 92
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 93
1.3 A solução hoje imposta resolve o problema?
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 94
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 95
- Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 96
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 97
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 98
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 99
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 100
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 101
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 102
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 103
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 104
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 105
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 106
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 107
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 108
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 109
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 110
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 111
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 112
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 113
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 114
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 115
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 116
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 117
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 118
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 119
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 120
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 121
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 122
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 123
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 124
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 125
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 126
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 127
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 128
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 129
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 130
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 131
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 132
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 133
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 134
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 135
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 136
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 137
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 138
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 139
- 1.4 Se sim, quais outras medidas poderiam ser adotadas para resolver o problema de maneira mais eficaz?
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 140
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 141
Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 142
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 143
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 144
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 145
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 146
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 147
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 148
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 149
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 150
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 151
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 152
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 153
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 154
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 155
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 156
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 157
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 158
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 159
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 160
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 161
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 162
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 163
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 164
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 165
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 166
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 167
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 168
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 169
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 170
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 171
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 172
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 173
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 174
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 175
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 176
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 177
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 178
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 179
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 180
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 181
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 182
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 183
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 184
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 185
- 1.5 Se não, a retirada de tal regra gera risco para que o problema retorne? Qual medida poderia ser importante para mitigar tal risco?
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 186
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 187
- Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 188
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 189
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 190
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 191
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 192
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 193
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 194
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 195
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 196
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 197
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 198
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 199
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 200
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 201
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 202
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 203
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 204
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 205
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 206
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 207
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 208
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 209
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 210
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 211
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 212
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 213
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 214
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 215
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 216
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 217
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 218
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 219
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 220
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 221
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 222
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 223
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 224
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 225
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 226
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 227
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 228
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 229
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 230
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 231
- 1.6 Quanto essa regra impõe em termos de custos nos dias atuais à sua empresa? Especifique em termos de custos de pessoal/consultoria (Full-time equivalents) o que se exige para compliance de cada regra.
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 232
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 233
Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 234
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 235
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 236
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 237
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 238
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 239
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 240
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 241
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 242
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 243
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 244
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 245
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 246
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 247
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 248
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 249
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 250
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 251
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 252
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 253
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 254
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 255
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 256
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 257
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 258
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 259
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 260
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 261
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 262
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 263
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 264
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 265
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 266
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 267
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 268
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 269
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 270
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 271
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 272
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 273
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 274
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 275
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 276
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 277
- Qual regra deveria ser desonerada apenas para as Prestadoras de Pequeno Porte, conforme conceito estabelecido no Plano Geral de Metas de Competição – PGMC? Justifique.
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 278
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 279
Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 280
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 281
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 282
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 283
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 284
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 285
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 286
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 287
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 288
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 289
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 290
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 291
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 292
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 293
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 294
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 295
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 296
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 297
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 298
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 299
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 300
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 301
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 302
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 303
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 304
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 305
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 306
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 307
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 308
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 309
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 310
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 311
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 312
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 313
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 314
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 315
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 316
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 317
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 318
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 319
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 320
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 321
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 322
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 323
- Espaço livre para contribuição com outras considerações que julgar pertinentes para auxiliar a área técnica da Anatel na instrução do presente processo previsto na Agenda Regulatória.
- Resolução nº 101/1999, Regulamento para Apuração de Controle e de Transferência de Controle em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 324
Resolução nº 155/1999, Aprova o Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 325
Resolução Conjunta nº 1/1999, Aprova o Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infra-estrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 326
Resolução Conjunta nº 2/2001, Aprova o Regulamento Conjunto de Resolução de Conflitos das Agências Reguladores dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 327
Resolução nº 421/2005, Aprova a alteração do Regulamento sobre Procedimentos de Contratação de Serviços e Aquisição de Equipamentos ou Materiais pelas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações.
Item 328
Resolução nº 438/2006, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 329
Resolução nº 527/2009, Aprova o Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências por Sistemas de Banda Larga por meio de Redes de Energia Elétrica.
Item 330
- Resolução nº 549/2010, Aprova alteração no Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP, aprovado pela Resolução nº 438, de 10 de julho de 2006.
Item 331
Resolução nº 588/2012, Aprova o Regulamento de Remuneração pelo Uso de Redes de Prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC.
Item 332
Resolução nº 637/2014, Aprova o Regulamento de Parcelamento de Créditos Não Tributários Administrados pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.
Item 333
- Resolução nº 645/2014, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Uso do Espectro e de Órbita.
Item 334
Resolução nº 650/2015, Aprova o Regimento Interno do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações – CDUST.
Item 335
Resolução nº 654/2015, Aprova o Regulamento das Condições de Aferição do Grau de Satisfação e da Qualidade Percebida Junto aos Usuários de Serviços de Telecomunicações.
Item 336
Resolução nº 655/2015, Aprova o Regulamento do Acompanhamento de Compromissos de Aquisição de Produtos e Sistemas Nacionais e estabelece regras específicas para o cumprimento do Compromisso de Aquisição de Produtos de Tecnologia Nacional.
Item 337
Resolução nº 667/2016, Aprova o Regulamento Geral de Acessibilidade em Serviços de Telecomunicações de interesse coletivo.
Item 338
- Resolução nº 677/2017, Alteração do prazo contido nas alíneas "a" e "c" do § 1º do art. 2º e no § 1º do art. 3º do Regulamento Geral de Acessibilidade, aprovado pela Resolução nº 667, de 30 de maio de 2016.
Item 339
Resolução nº 679/2017, Aprova o Regulamento de Numeração para Redes de Telecomunicações, revoga o Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal – SMP e altera o art. 82 do Regulamento do Serviço Móvel Pessoal – SMP.
Item 340
Resolução nº 680/2017, Aprova o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, o Regulamento do Serviço de Comunicação Multimídia e o Regulamento do Serviço Limitado Privado.
Item 341
Resolução nº 683/2017, Aprova o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.
Item 342
- Resolução nº 689/2017, Aprova o Regulamento de Controle das Áreas de Proteção Adjacentes às Estações de Monitoramento sob responsabilidade da Anatel.
Item 343
Resolução nº 690/2018, Aprova o Regulamento de Restituição e Compensação das Receitas Administradas pela Anatel e dá outras providências.
Item 344
Resolução nº 693/2018, Aprova o Regulamento Geral de Interconexão - RGI e altera o Regulamento dos Serviços de Telecomunicações, o Regimento Interno da Anatel e os Regulamentos de Remuneração pelo uso de redes do Serviço Telefônico Fixo Comutado e do Serviço Móvel Pessoal.
Item 345
Resolução nº 698/2018, Institui o Comitê de Prestadoras de Pequeno Porte de Serviços de Telecomunicações junto à Anatel e aprova seu Regimento Interno.
Item 346
Resolução nº 700/2018, Aprova o Regulamento sobre a Avaliação da Exposição Humana a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos Associados à Operação de Estações Transmissoras de Radiocomunicação.
Item 347
- Resolução nº 703/2018, Estabelece Limites Máximos de Quantidade de Espectro de Radiofrequências.
Item 348
Resolução nº 705/2018, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 349
Resolução nº 706/2018, Aprova o Regulamento da Metodologia de Estimativa do Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC.
Item 350
Resolução nº 709/2019, Aprova o Regulamento Geral de Numeração - RGN.
Item 351
Resolução nº 717/2019, Aprova o Regulamento de Qualidade dos Serviços de Telecomunicações - RQUAL.
Item 352
- Resolução nº 718/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita e revoga o Regulamento para Uso de Femtocélulas em Redes do Serviço Móvel Pessoal, do Serviço Móvel Especializado e do Serviço de Comunicação Multimídia.
Item 353
Resolução nº 719/2020, Aprova o Regulamento Geral de Licenciamento.
Item 354
Resolução nº 720/2020, Aprova o Regulamento Geral de Outorgas.
Item 355
Resolução nº 721/2020, Destina faixas de radiofrequência e aprova o Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares.
Item 356
- Resolução nº 726/2020, Altera o Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita.
Item 357
Resolução nº 729/2020, Aprova o Regulamento de Arrecadação de Receitas Tributárias, e dá outras providências.
Item 358
Resolução nº 730/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento Geral de Licenciamento, aprovado pela Resolução nº 719, de 10 de fevereiro 2020, e do art. 29 da Resolução nº 720, de 10 de fevereiro 2020.
Item 359
Resolução nº 731/2020, Altera a data de entrada em vigor do Regulamento sobre Canalização e Condições de Uso de Radiofrequências para os Serviços de Radiodifusão e seus Ancilares, aprovado pela Resolução nº 721, de 11 de fevereiro de 2020.
Item 360
Resolução nº 732/2020, Recria e declara a extinção de colegiados da Anatel.
Item 361
- Resolução nº 734/2020, Aprova o Regulamento de Conselho de Usuários.
Item 362
Resolução nº 739/2020, Aprova o Regulamento sobre o Uso de Serviços de Telecomunicações em Desastres, Situações de Emergência e Estado de Calamidade Pública, e dá outras providências.
Item 363
Resolução nº 740/2020, Aprova o Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações.
Item 364
Resolução Conjunta nº 3/2020, Recria a Comissão de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo.
Item 365
- Resolução nº 741/2021, Aprova o Regulamento de Adaptação das Concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC para Autorizações do mesmo serviço.
Item 366
Resolução nº 746/2021, Aprova o Regulamento de Fiscalização Regulatória.
Item 367
Resolução nº 747/2021, Atribui e destina faixas de radiofrequências em VHF e UHF e aprova o Regulamento sobre Condições de Uso das Faixas de Radiofrequências de 54 MHz a 72 MHz, 174 MHz a 216 MHz, 470 MHz a 608 MHz e 614 a 698 MHz por Dispositivos de Espectro Ocioso.
Item 368
Resolução nº 748/2021, Aprova o Regulamento Geral de Exploração de Satélites.
Item 369
6.2. PERGUNTAS GERAIS
- Quão claras são as regras estipuladas pela Agência? (1- nada claras; 7 - muito claras)
Item 370
- De todas obrigações impostas pelo Estado a esta empresa que geram um custo de compliance, qual o percentual estimado que se refere à regulamentação setorial expedida pela Anatel?
Item 371
- Em que grau os itens abaixo são responsáveis pelo fardo regulatório como um todo? (a soma dos itens deve ser 100)
- Requisitos administrativos;
- Tempo para aprovação;
- Custo de compliance;
- Proibições regulatórias;
- Processos internos;
- Fornecimento de dados;
- Outros.
[3] https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/regulamentacao