TOMADA DE SUBSÍDIO Nº 20
 O  SUPERINTENDENTE DE OUTORGA E RECURSOS À PRESTAÇÃO  DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES , no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 156 do Regimento Interno, aprovado pela  Resolução nº 612, de 29 de abril de 2013 ,  DECIDE  submeter a comentários e sugestões do público geral a presente TOMADA DE SUBSÍDIOS, contendo questionamentos a respeito do uso do espectro de radiofrequências por Redes Privativas, para coletar informações a respeito das redes implementadas, com vistas à premiação de casos de uso inovadores, tecnologicamente avançados e com grande impacto sobre o funcionamento dos negócios da entidade que faz uso desta solução.
O texto completo da proposta estará disponível na página da Anatel na Internet, no endereço eletrônico  https://apps.anatel.gov.br/ParticipaAnatel/ , a partir das 14 horas da data da publicação desta Tomada de Subsídios no Boletim de Serviços Eletrônico da Agência.
As contribuições e sugestões, fundamentadas e devidamente identificadas, devem ser encaminhadas,  obrigatoriamente , por meio do formulário eletrônico do Sistema Participa Anatel, indicado no parágrafo anterior, relativo a esta Tomada de Subsídios, no prazo máximo de 21 (vinte e um) dias.
Não serão consideradas as manifestações encaminhadas por outros meios, exceto em caso de indisponibilidade do supracitado Sistema devidamente atestada pela Agência.
 DO OBJETO
A presente tomada de subsídios visa coletar informações sobre o uso do espectro para implementação de Redes Privativas e dar a devida visibilidade a este modelo de negócios no Brasil, com vistas à premiação de casos de uso inovadores, tecnologicamente avançados e com grande impacto sobre o funcionamento dos negócios da entidade que faz uso desta solução.
DOS QUESTIONAMENTOS

Diante do exposto, considerando que as Redes Privativas podem ser definidas como redes de telecomunicação para implementação de soluções específicas, para uso próprio ou de determinado grupo de usuários, para aplicações ponto-multiponto e ponto área diversificadas, projetadas para atendimento do setor industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, entre outras aplicações privadas, cujos requisitos podem divergir daqueles ofertados por redes de telecomunicações comerciais, questiona-se:

I. Qual é o nome do projeto ou da entidade que faz uso da rede?

II. Qual é o setor econômico da empresa/instituição que faz uso da rede privativa (ex: indústria automotiva; óleo e gás; energia; agricultura etc)?

III. Onde está localizada a rede (município/unidade da federação)?

IV. A rede privativa foi implementada em ambiente indoor ou outdoor?

V. Qual o status do projeto: prova de conceito; em implementação; ou em produção?

VI. Quais são as faixas de frequências utilizadas?

VII. Qual a tecnologia de rede (ex: 4G; 4G com NB-IoT; 4G com NB-IoT e CAT-M; 5G, etc)?

VIII. Qual é o número de estações e de terminais que compõem a rede?

IX. Onde está instalado o core da rede (nuvem ou on-premise)?

X. Qual empresa prestou consultoria para o planejamento da rede privativa?

XI. Qual é a empresa responsável pela integração do projeto?

XII. Qual é a empresa fornecedora dos equipamentos de rede de acesso (ERBs)?

XIII. Qual é a empresa fornecedora dos equipamentos terminais ou módulos de IoT?

XIV. Qual é a empresa que desenvolveu as aplicações utilizadas na rede privativa?

XV. Qual é a empresa fornecedora do core da rede?

XVI. Qual é a empresa responsável por gerenciar/operar a rede?

XVII. Há alguma operadora móvel envolvida no projeto? Em caso positivo, informe o nome. Em caso negativo, informe "não se aplica”.

XVIII. Descreva o projeto da rede privativa e como ele se integra aos processos executados. Cite as principais aplicações e os benefícios almejados (redução de custos; aumento da eficiência; redução de risco à vida; e outros).

XIX. Qual porção do negócio/produção é impactada pela rede privativa e como seu funcionamento é facilitado?

XX. Quais foram as transformações ocorridas no negócio em decorrência da implantação da rede privativa? Há algum impacto socioeconômico ou ambiental positivo associado à implementação da rede?

XXI. Houve percepção de melhoria na qualidade dos produtos/serviços da entidade em função da implementação da rede privativa?

XXII. Existe uma estimativa de valores percentuais de retorno dos investimentos realizados para implantação e operação da rede privativa?


Clique para listar as tarefas